A Ordem do Cortejo do Casamento

É muito comum quando um casal se prepara para o casamento, em especial a cerimônia religiosa, uma certa dúvida de como será o cortejo, quantos padrinhos, daminhas e pajens podem convidar. Para responder a essas dúvidas separei algumas dicas úteis, confere só:

Não há uma única forma de organizar o cortejo do casamento, pois ele pode variar de acordo com a religião, o estilo dos noivos e a região onde será realizado. Embora não haja uma rigidez ou obrigatoriedade em relação a esta parte da cerimônia, existe um protocolo de cortejo de casamento tradicional que pode servir como ponto de partida para os noivos adaptarem conforme sua vontade.

O noivo e a pessoa que ele considera como mãe, que pode ser a avó, tia, madrasta ou mãe de criação, entram juntos no lado direito e esquerdo, respectivamente. Em seguida, o pai do noivo entra no lado direito acompanhado da mãe da noiva no lado esquerdo, ou pode ser formado um par por um irmão ou algum outro parente, caso haja necessidade.

A entrada dos padrinhos e madrinhas é feita de forma intercalada, pelo lado da noiva e seguindo pelo lado do noivo, com os homens entrando no lado direito e as mulheres no lado esquerdo. A ordem de entrada é feita de acordo com o grau de parentesco com os noivos.

E quanto a quantidade, o mínimo são dois e não há um limite máximo, porém, é bom se pensar se o ambiente comporta muitos padrinhos.

A entrada das daminhas e pajens, embora não seja obrigatória, pode ser uma adição encantadora. A ordem é feita apenas por idade ou afinidade com os noivos.

A noiva pode optar por entrar de braço esquerdo com seu pai, irmão, tio, padrasto, pai de criação ou até mesmo sozinha, carregando o buquê na mão direita. Ela fica posicionada do lado esquerdo do altar.

A ordem de entrada das alianças pode variar, dependendo do local da cerimônia. Em algumas igrejas, os padres colocam as alianças para entrar antes da noiva, enquanto em outras, elas são entregues no meio da cerimônia, após a entrada da noiva.

Com tantas entradas e detalhes para serem lembrados esquecê-los é uma coisa comum, sendo assim, uma cerimonialista se faz necessário para que o dia dos noivos seja o mais perfeito possível.

Compatilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

leia também:

MEU CASAMENTO É UM SHOW É UM SUCESSO

No último domingo (26), a casa de festas MS Garden, em Rio Bonito, transformou-se em um palco deslumbrante para o evento inigualável, “Meu Casamento é Um Show”, organizado com maestria pela talentosa cerimonialista Daniela Gomes em parceria com a renomada empresa Cenaculum Som e Luz.

Deixe-nos ajudá-lo a transformar seus sonhos de casamento em realidade. Preencha o nosso formulário de contato e comece a planejar o casamento dos seus sonhos hoje!